Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Depressão pós-festa de casamento existe?
Organizar um casamento parece uma atividade fácil, tranquila, que todos nós iremos tirar de letra, afinal, você já sabe tudo o que quer! Certo? Errado! O planejamento é interminável, são tantos detalhes, ajustes, que quando nos damos conta, estamos comprometendo muito do nosso tempo nessa organização.

Sem reparar, sua vida gira em torno da festa. Toda folga que tem no seu trabalho, você vai procurar itens para a celebração e no fim do dia é o seu primeiro assunto com o seu noivo. A sua assessora não para de enviar fornecedores, temas, ideias. Os seus amigos e familiares só conversam sobre festas de casamento. Seus finais de semana são tomados para grandes decisões e visitas a fornecedores. Enfim, por cerca de 1 ano, você dorme e acorda sonhando com o seu grande dia.
Mas e quando tudo isso acaba? Quando você acorda e percebe que precisa voltar a trabalhar, cuidar da casa, das contas, do marido. Quando percebe que toda aquela dedicação, ansiedade e comprometimento acabaram. O que fazer?
Muitas noivas se sentem aliviadas por não precisar mais ficar louca com tantas obrigações, já outras ficam tristes, é como se não existisse mais um foco, um objetivo de vida. Elas precisam suprir a falta que aquela correria faz com outras atividades.
O Pronto Casei conversou com o psicanalista Paulo Giraldes para entender mais sobre a “Depressão pós-festa de Casamento”. Paulo comenta que o stress dos preparativos só aflora uma depressão que já existia, por isso não são todas as noivas que sofrem dessa síndrome.
“Infelizmente a procura pela ajuda profissional de um psicanalista normalmente acontece depois que o problema já se instalou e se agravou, quando o ideal seria ocorrer durante todo o processo, antes da festa de casamento. Durante o planejamento vários sinais são dados, como nervosismo excessivo, perda de sono, irritabilidade, entre outros, mas são ignorados pela maioria das noivas, achando que tudo vai mudar após a festa”.
Paulo já foi procurado por noivas cerca de 8 meses após a festa, quando o quadro de depressão estava bem acentuado e o casamento em crise. Parece um exagero, mas sim, ocorre e é comum. Por isso, preste atenção em você, nos seus sinais, não ultrapasse seus limites e tenha um casamento perfeito, e não apenas uma festa perfeita! Veja as 5 dicas do profissional:
Case com a pessoa que você escolheu para viver ao seu lado o resto de sua vida. Não dê ouvido às pressões familiares, que são muito comuns em casamentos que não dão certo;
Divida com seu noivo as responsabilidades, evitando assim uma sobrecarga só da noiva;
Aprenda a respeitar os seus limites e saiba pedir ajuda das pessoas mais próximas, como mãe, tia, amiga;
Tenha foco na razão da festa, que é o casamento. Muitas noivas se envolvem tanto com os preparativos da festa que acabam se esquecendo que ela só está ocorrendo por conta de algo muito mais importante em suas vidas, que é a vida a dois;
Faça terapia. Por meio dela você poderá resolver os seus conflitos, verbalizar suas dúvidas e receber ajuda profissional, para que a ansiedade não tome conta de você, para que recarregue suas energias semanalmente e se prepare para o convívio a dois
Esperamos que este post ajude as noivinhas mais ansiosas, desejamos que todo o casamento seja um momento de muita felicidade e quando o grande dia passar, que fiquem apenas as boas lembranças e um casamento duradouro!
Pronto Casei


Ideias divertidas para agitar a pista de dança do seu casamento

Tarefas essenciais para depois do casamento

Qual o melhor dia para se casar em 2013 segundo a numerologia?

Ideias originais para convidar os padrinhos de casamento

7 tradições do casamento que nunca saem de moda

Conheça os regimes de bens para casamentos

Lista de presentes do seu casamento

Aprenda o significado dos termos utilizados na confecção de convites

Como escolher a melhor data para se casar?

5 tradições de casamento que você não pode deixar de fora